Construindo os próximos 100 anos de Qualidade!

Thumbnail: Construindo os próximos 100 anos de Qualidade!

Neste ano em que o mundo comemora 100 anos de Qualidade, a ForLogic começou a pensar em como construir os próximos 100 de prosperidade por meio da Qualidade!

Uma semana antes da Semana Mundial da Qualidade, dois forlogickers, o Marcos Queiroz e eu (Edlene Banachi) saíram de sua rotina para falar sobre qualidade com os alunos do 5° ano do Colégio Angelo Mazzarotto. Essa escola foi adotada pela empresa e realizamos ações lá frequentemente, com o intuito de contribuir com o crescimento das crianças e aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Na ação, havia crianças entre 10 e 15 anos que mostraram ter conhecimento básico sobre o que é um produto ou serviço de qualidade, provando que a Qualidade já é parte importante na vida dos pequenos.

Como foi a atividade

Os alunos participaram de uma dinâmica direcionada pelos colaboradores e que tinha o objetivo de levar conceitos práticos sobre a Qualidade a eles. Lá, os alunos experimentaram um pouco da rotina de uma fábrica de brinquedos e como poderiam trabalhar de forma melhor para garantir a qualidade de um brinquedo!

No total, 26 alunos participaram da dinâmica, os quais foram divididos em grupos de 3 a 4 crianças. Em cada grupo existia uma pessoa da qualidade, uma pessoa da produção, e o que não poderia faltar: o cliente.

As crianças responsáveis pela Qualidade receberam um procedimento sobre como construir um avião de papel de alta performance. Os alunos responsáveis pela produção receberam os materiais para a construção do avião, já as crianças “clientes” receberam a missão de “dar os requisitos à fábrica”.

Qualidade na prática

Para que essa atividade fosse concluída, a comunicação deveria funcionar muito bem! Para isso, o cliente deveria ser ouvido e, sem o procedimento da Qualidade, o produto não teria a Qualidade desejada. Os “clientes” escolhiam a cor do avião e qualquer outro desenho que quisessem na “fuselagem”, enquanto a Qualidade monitorava a construção dos aviões, orientada pelo processo é claro, mas também ajudava a produção a executar sua atividade, o que é mais importante.

Algumas crianças “clientes” decidiam mudar as coisas na ultima hora. “Nós estávamos quase terminando de pintar o avião e o cliente decidiu mudar de cor, queria verde!”, relatou indignada uma criança da fábrica, hehe.

Ação que gera conscientização!

Toda a atividade contou com a ação dos 3 papeis, ninguém ficou parado e todos colaboraram: Qualidade orientando processos, fábrica ouvindo o cliente e utilizando os materiais da melhor forma e o cliente apoiando a construção do produto.

Ao final, as crianças compreenderam que para a melhor qualidade de um produto deve existir além de processo, a boa comunicação e o trabalho em equipe. Afinal, a qualidade é construída em conjunto, com a colaboração de todos.

Veja como foi a ação:

Sobre o Forlogickr
Edlene Banachi

Sou graduada em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e faço parte do time comercial da Forlogic Software. Apaixonada pelo mundo da Qualidade e da tecnologia.